quarta-feira, 4 de julho de 2012

Capitalismo: Os dois lados da moeda


Bom amigos, antes de começar  esse post eu quero agradecer a todos que me acompanharam ontem ,as criticas de todos, e claro as visualizações.
Hoje falarei de um tema polêmico, que vem sendo discutido por muitos há muito tempo. Como todos sabem vivemos em um sistema capitalista, onde somos obrigados a consumir e somos vitimas de vários golpes deste sistema conforme citarei mais abaixo.

O lado bom:

O capitalismo se estabeleceu depois do fim do feudalismo a anos atrás, e teve esse nome dado pelo socialista e anarquista Karl Marx. 
Um ponto positivo do capitalismo é que ele funciona atendendo a demanda (embora um dia será impossível  atender a essa demanda que só esta crescendo), é um sistema justo com quem trabalha, onde quanto mais qualificado for o empregado mais valioso será seu salário (claro que há exceções) .
Olha, confesso que suei e pensei muito para achar essas duas positividades do capitalismo.

O lado ruim:

Peço agora que pense junto a mim: O lado bom do capitalismo é que ele consegue atender a demanda, não é? Mas como ele faz isso? Você sabe? Eu te falo, ele faz isso da maneira mais terrível possível. Quem pode nos explicar isso é o grande EUA, suas empresas “invadem” os países subdesenvolvidos, onde acham matéria prima abundante, ou seja, já que já acabaram com a matéria do seu país eles nada mais fazem do que acabar com o que é de direito dos outros. Outro fato que os levam a essa invasão é a  obra prima barata, dados mostram que as multinacionais pagam a esses trabalhadores de suas “colônias” quatro vezes menos do que pagam aos trabalhadores de suas empresas no seu país. Eu poderia citar vários outros fatores ruins do capitalismo que me fez escrever tudo isso, mas prefiro falar da última e mais cruel estratégia desse sistema, a obsolescência programada, isso mesmo, eles programam para fazer das coisas obsoletas rapidamente, por exemplo: O novo iPhone 4s tem a pequena diferença de um  comando de voz e de alguns acessórios mínimos em relação ao iPhone 4, ou seja, a empresa programa para que o aparelho fique obsoleto com um tempo para que o consumidor se veja obrigado a comprar seu novo lançamento independentemente de suas diferenças, sendo elas mínimas ou não. Olhe ao seu redor e vera muitos outros exemplos dessa programação, e abra seu olho, as vezes uma pequena diferença implica em um grande valor para comprar um novo produto.

Obrigado por ler, deixe seu comentário aqui, é de suma importância para mim.

13 comentários:

  1. Belo texto! Parabéns.
    Att: Gabrielle G.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito .. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. CARA VC QUEBROU UM GALHO PRA MIM VALEU MESMO ALEM DE SER UM PRINCIPIO E UMA GRANDE INICIATIVA:)

    ResponderExcluir
  4. Moço, já estamos no Iphone 6 e caralhada, mas meu tio ainda usa seu bom e velho Iphone 4. E por que? Porque ele é livre pra fazer isso. Coisa que ele não seria num sistema socialista, pois nem marcas/modelos para escolher e dinheiro para comprar ele teria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se o sistema fosse COMUNISTA e não SOCIALISTA, há uma grande diferença entre um e outro.

      Excluir
    2. Estamos falando sobre os dois lados do capitalismo. Não estamos comparando o capitalismo com o socialismo ou algo do tipo, apenas estamos vendo o lado bom e ruim do capitalismo.

      Excluir
  5. se voce acha o capitalismo tão ruim assim, porque não fica um tempo em Cuba ou Coreia do Norte, sei lá, em lugares aonde voce é igual a todos, não tem a oportunidade de crescer não só financeiramente mas socialmente. Tudo bem, tambem acho e acredito que alguns países que se dizem capitalistas possuem grandes defeitos, como a exploração e escravidão e coisas do tipo, e o que mais falta nesses países é simplesmente a educação, não digo uma educação igual a pública do Brasil, quero dizer que esses países necessitam de educação de verdade. E ainda possuo um Iphone4 e ele funciona muito bem por sinal.

    ResponderExcluir
  6. Porque "ser igual a todos" é tão ruim? Necessidade de "ser melhor", "ter mais", "ser superior"? Não fomos criados, ou surgimos (dependendo da teoria em que se acredita) como iguais?

    ResponderExcluir
  7. Então morra de fome sozinho e não critique quem quer trabalhar para ter do que viver e ter a vida melhor.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkk...pensei que era sério , exploração e desigualdade tem de todos os lados, veja em cuba, quem come do bom e do melhor é´o governo que por sinal nem trabalha, aí quer criticar quem ainda pratica algum tipo de desenvolvimento pelo povo, mesmo que lucrando com isso

    ResponderExcluir
  9. Qualidade do texo tamanho G
    Parabéns!👏🏼

    ResponderExcluir
  10. Welcome to Brazil. O país falso-capitalismo, ou socialismo-light, o que vc queira entender. Vamos viver aos vivoos e as cores 😁. Abraços bem apertados brother, que o mundo é nossso. Viva a libeetinagem.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, volte sempre.