sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pierre Joseph-Proudhon


Bem amigos, acredito eu que muitos aqui descordaram do meu post de ontem, peço a estes que venham até mim como alguns vieram para entender o meu ponto de vista e me fazer entender o seu.
Hoje decide falar sobre um célebre anarquista, que ontem me deu uma “clareada” nas ideias. Este é Pierre Joseph-Proudhon, o qual nasceu no dia 15 de Janeiro de 1809 em Besançon-FRA. Durante sua vida fez parte do parlamento francês e escreveu vários livros, dentre eles “O que é a Propriedade? Pesquisa sobre o Princípio do Direito e do Governo (Qu'est-ce que la propriété? Recherche sur le principe du droit et du gouvernement ")na qual ele criticava severamente a propriedade e o trabalho assalariado como meio de exploração. Proudhon se tornou amigo de   Karl Marx em paris por ocasião do exílio de Marx. A amizade foi rompida após Marx publicar um livro que criticava profundamente outra obra de Proudhon.
Ele foi também o primeiro a se declarar anarquista e o primeiro a apresentar uma proposta aos trabalhadores  na qual ele tentaria criar um banco que ajudaria os mesmos com empréstimos sem juros. Mas a tentativa não deu certo e depois foi usada por capitalistas, só que desta vez criariam os empréstimos com juros.
O que me chamou a atenção em Proudhon e me fez escrever isto sobre ele não foi o fato de ele condenar a propriedade privada  e o trabalho assalariado mas sim a política de mutualismos criada por ele, segundo ele, o mutualismo era uma subdivisão do seu modelo de anarquia, nessa política ele propunha que os meios de produções nas fábricas fossem controlados pelos trabalhadores e que dentro da mesma( e de instituições grandes) houvesse um governo democrático exercido pelas  associações de trabalhadores.
Proudhon morreu em 19 de Janeiro de 1865 e foi ele o autor da frase “Anarquia é Ordem”(muito mais tarde inspirou a criação do símbolo anarquista  “A  no círculo”) e “Aquele que puser as mãos sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo!”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, volte sempre.